O parque tecnológico de uma empresa é composto pelos equipamentos (hardware) e pelos sistemas (software) que ela utiliza. Os problemas decorrentes do uso de tecnologias ultrapassadas são muitos, como a queda na produtividade, a falta de segurança e as despesas com manutenções frequentes.

Cabe ao gestor saber qual é o momento de substituir o parque tecnológico, evitando esses problemas e tornando a empresa mais moderna. O uso de tecnologias atualizadas traz vantagens competitivas para a organização, além de gerar eficiência.

Veja aqui quais são os indícios de que seu parque tecnológico precisa ser trocado:

Lentidão nos processos

À medida que surgem novos softwares e que a empresa precisa realizar cada vez mais processos diariamente, as máquinas mais antigas ficam sobrecarregadas e acabam tornando-se lentas. Esse é um forte indício de que estão desatuzalizadas.

Existem dois problemas em ter equipamentos lentos dentro de uma empresa. O primeiro é óbvio: o tempo para realizar tarefas é maior, o que prejudica a produtividade. Produzir menos afeta a lucratividade do negócio.

Em segundo lugar, a lentidão de processos gera insatisfação para os funcionários. Essa questão pode contribuir para uma queda na motivação deles e do desempenho no trabalho de maneira geral.

Falta de segurança da informação

Conforme os computadores e softwares evoluem, as maneiras de invadir esses sistemas também evolui. A atualização do parque tecnológico tem a grande vantagem de proporcionar mais segurança informacional. Além de dados roubados, também podem ocorrer perdas e danos, que são mais facilmente evitados com equipamentos mais modernos.

Os dados da empresa, de clientes, de colaboradores, pesquisas internas e relatórios de gestão são de alto valor para a empresa, que não pode correr o risco de vazamentos. Inclusive, a organização pode ser responsabilizada judicialmente caso os dados sejam utilizados de maneira indevida.

Nesses casos, a atualização tecnológica da empresa vai além das vantagens internas, pois é também uma questão legal. Especialmente após a aprovação da LGPD, proteger dados pessoais é uma obrigação.

Aumento dos custos de manutenção

Utilizar equipamentos antigos ou desgastados faz com que a empresa tenha custos de manutenção altos. São necessários reparos, formatação, troca de peças ou configurações de rede, por exemplo.

A longo prazo, pode ser mais barato substituir as tecnologias ultrapassadas por outras mais modernas do que lidar com manutenções frequentes. Assim, a troca do parque tecnológico é vantajosa financeiramente,

Lembrando ainda que, enquanto a máquina está em manutenção, o profissional que a utiliza tem uma diminuição no ritmo de trabalho.
Interrupção no trabalho por falhas técnicas

O gestor de TI ou o empresário devem ficar atentos à frequência com que seus equipamentos e softwares apresentam falhas técnicas. Este é um sinal de que passou da hora de trocar o parque tecnológico.

Nessa categoria estão incluídas a falta de acesso ao servidor, os erros no salvamento de arquivos, as falhas em ativos de rede, os softwares que precisam de atualização remota, entre muitas outras.

A recorrência desses problemas demonstra a necessidade de atualizar seus equipamentos e softwares. A partir deles, podem ocorrer problemas na prestação do serviço ou diminuição da produtividade.

A modernização do parque tecnológico torna a empresa mais produtiva, corta custos a longo prazo e ainda motiva os colaboradores.

Identificou algum dos indícios de que está na hora de atualizar sua empresa? Não perca tempo, as tecnologias são essenciais para manter sua competitividade no mercado! Entre em contato com a gente se precisar de ajuda!