A presença de líderes dentro das empresas gera uma série de vantagens, como a motivação dos colaboradores, o foco nos objetivos da organização, a formação de opinião do público interno e a propagação da cultura institucional. Os líderes têm um papel fundamental nos resultados da empresa!
Entretanto, encontrar líderes é difícil, o que faz com que muitas empresas capacitem profissionais internamente. A partir de uma boa escolha de perfil e de treinamento, é possível transformar um funcionário em um grande líder.
Veja aqui como fazer isso:
As características de um líder
O desafio de formar líderes deve levar em consideração as características intrínsecas aos candidatos a esse posto. Ou seja, devemos procurar entre os colaboradores aqueles que já têm algumas aptidões naturais, que podem ser desenvolvidas para ocupar cargos de liderança.
Comunicação
A primeira qualidade indispensável ao líder é a capacidade de comunicação. É preciso que ele saiba dialogar e ser claro quanto às suas expectativas. A equipe precisa saber o que é esperado dela para que consiga cumprir com os objetivos da empresa. Com comunicação eficaz, o trabalho ocorre com mais fluidez e sem atritos.
Confiança
Ser uma pessoa segura e confiável é o segundo ponto mais importante para liderar. Um bom líder cumpre com seus propósitos, é determinado e acredita no seu próprio trabalho, além de ter confiança também no trabalho da equipe. Essa confiança implica em delegar tarefas e ouvir as ideias dos colegas de trabalho.
Motivação
O líder é uma pessoa motivadora, que deixa implícito que o trabalho de cada um é importante para os resultados da empresa. Ele jamais intimida sua equipe, apenas incentiva e desafia. Ele reconhece o bom desempenho dos colegas de equipe, e sempre que possível recompensa pelos resultados positivos.
Feedback
Mais que reconhecer esforço e resultados, o líder tem o papel fundamental de oferecer feedback para os membros da equipe. A partir do feedback é possível gerar melhorias e motivação. Trata-se de uma ferramenta de direcionamento utilizada pelo líder para tornar sua equipe mais eficiente ao mesmo tempo em que foca nos objetivos da organização.
Cultura Organizacional
Outra questão que precisa ser considerada é a identificação com a cultura organizacional. Ter as principais características de um bom líder é importante, mas é preciso ainda que o funcionário esteja alinhado com a empresa. Assim, na hora de escolher seus futuros líderes, procure pelos que têm conexão com os valores institucionais e que acreditam no propósito da organização.
Como desenvolver líderes?
Pensando nas características mais importantes para um líder, é necessário analisar o potencial de cada funcionário. Identificar quais são os mais aptos para a liderança a partir de comportamentos e competência é o primeiro passo para desenvolver a liderança dentro da empresa.
Criar um programa interno para desenvolver lideranças é a melhor forma de desenvolver os profissionais escolhidos para os desafios do futuro. É necessário ter um líder com forte presença para comandar esse programa e pensar em atividades que desenvolvam as habilidades mais importantes para a empresa.
O programa deve deixar claro quais são as características que fizeram com que cada colaborador fosse escolhido para tornar-se um líder. Ele pode incluir treinamentos, cursos, vídeos e dinâmicas de grupo, por exemplo.
O ideal é que seja um programa contínuo, que inclua capacitações periódicas, feedback da direção da empresa e atualizações profissionais sempre que necessário.
Formar líderes é um desafio, mas gera bons frutos para a empresa. Comente aqui sua dúvidas ou conta pra gente como a sua empresa desenvolve líderes!